quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Como Livro de Marcos e Lucas foi escrito.

OS quatro evangelhos
Uma tradição que remonta ao século II, supõe que o quarto Evangelho foi escrito em Éfeso e não em Alexandria, ou qualquer outra cidade como muitos afirmam. O que é de considerar é a relação existente em cada um dos Evangelhos com determinado núcleo de cristãos: Marcos com Roma, Mateus com Antioquia, Lucas possivelmente com qualquer cidade da Grécia e João com Éfeso. Sabe-se, que outros evangelhos circularam, embora temporariamente, na primitiva cristandade, mas estes quatro, já pelo valor intrínseco, já pela autoridade apostólica (direta ou indireta), transcenderam os limites do espaço e do tempo e em breve foram aceitos pela Igreja Universal. É que cada um deles adaptava-se primorosamente à missão da Igreja no mundo. E assim poderíamos aplicar aos quatro Evangelhos o que João afirma no seu: "Estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu nome" (#Jo 20.31).

F. F. BRUCE

I.  ÉPOCA PROVÁVEL EM QUE FOI ESCRITO:
A.  Marcos foi o primeiro evangelho a ser escrito. O testemunho unânime da igreja antiga indica João Marcos (At 12.12,25; Cl 4.10; 1Pe 5.13). Segundo estas antigas tradições, Marcos escreveu sua obra baseado no ensino de Pedro.
B.  A data deve estar perto da morte de Pedro e antes da destruição de Jerusalém: entre 64-70. Embora alguns afirmem que o livro surgiu na época da perseguição dos cristãos por Nero, estudos baseados na paleografia indicam uma data ao redor do ano 50 d.C. Assim, Mateus e Lucas teriam fácil acesso a esta obra antes de escrever a suas.

II.  CORRELAÇÃO COM FATOS HISTÓRICOS:
A.  Marcos foi escrito para a igreja em Roma (Mc 15.21 e Rm 16.13).
B.  Embora o próprio Marcos não seja testemunha ocular dos eventos, as narrativas mostram que sua fonte (Pedro?) tinha sido uma testemunha que guardava na memória os detalhes da situação original das narrativas.
C.  Há um grande debate sobre um fragmento de manuscrito (7Q5) encontrado nas cavernas de Qumrã. Ele parece ser parte do evangelho de Marcos (6.52,53). Se assim ficar provado, o evangelho será anterior ao ano 50 d.C. (mas ainda há debate).

III.  CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO LIVRO:
A.  O chamado "segredo messiânico" percorre toda a obra. Este “segredo messiânico” consiste no fato de Jesus não permitir que o segredo de sua identidade de Messias fosse revelado fora de época ou de modo inapropriado. Jesus proíbe os demônios de revelarem quem ele era. Quando os discípulos chegam a confessá-lo, ele pede que mantenham isto em segredo. Finalmente, perante o sumo sacerdote ele confessa, de modo oficial e publico, que é o Cristo.
B.  O evangelho fala do sofrimento de modo a explicar não somente o sentido da morte de Jesus, mas também para fornecer alento a igreja de Roma que passaria ou estaria passando pela perseguição de Nero. Neste evangelho, os fiéis a Deus passam por perseguição mas irão vencer no final.

IV.  OBJETIVOS DO LIVRO:
A.  O TEMA DO LIVRO É ENUNCIADO NO PRIMEIRO VERSÍCULO DA OBRA:
1.  Mc 1.1 - Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 
2.  É a primeira obra a se auto designar "evangelho" e também a criadora de um novo gênero literário inexistente no mundo antigo. 
3.  A confissão de Jesus como o Cristo é o ponto chave do livro (8.29) e também o clímax das palavras de Jesus (14.61-62). A confissão de que Jesus é o Filho de Deus recebe todo o peso de ter sido feita por um oficial romano ao pé da cruz (15.39). Tal testemunho seria fortíssimo em Roma.
B.  Este evangelho se propõe a demonstrar quem era Jesus, para a memória dos cristãos. Para que eles não pensassem apenas no Cristo celeste, mas lembrassem da obra salvadora deste Cristo enquanto homem, conhecido como Jesus de Nazaré.

I.  ÉPOCA PROVÁVEL EM QUE FOI ESCRITO:
A.  O evangelho de Lucas foi escrito com base em outras obras já existentes, PROVÁVEL mente Marcos (Lc 1.1-4). Lucas, médico, colega missionário de Paulo é o autor (Cl 4.14).
B.  Lucas é o primeiro volume de uma obra de dois. O segundo volume é Atos (Atos 1.1-2). Teófilo é o destinatário e certamente o patrocinador das duas obras. 
C.  A autoria de Lucas fica evidente por meio de um estudo comparativo de Atos com as cartas de Paulo. 

II.  CORRELAÇÃO COM FATOS HISTÓRICOS:
A.  A obra Lucas-Atos termina com a prisão e Paulo em Roma. Se esta for a data de redação destas obras (ao redor do ano 62 d.C.) isto confirmaria a data de Marcos para a década de 50 d.C.!
B.  Podemos supor data entre 62-70, pois o livro não menciona a destruição de Jerusalém.
C.  Podemos imaginar que a estada de Lucas em Roma com Paulo ajudou-o a recolher mais dados sobre Jesus, pois lá ele teria tomado contato com o Evangelho de Marcos.
D.  Lucas é o historiador do Novo Testamento. Menciona corretamente muitos dados históricos.

III.  CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO LIVRO:
A.  O autor tem um dos melhores níveis de cultura literária do Novo Testamento. Seu grego é bonito.
B.  Apesar disto, sua fidelidade aos originais e as tradições faz com que sua obra tenha muitas expressões que são traduções diretas do aramaico ou transcrições fiéis de suas fontes. Lucas trabalha com a fidelidade de um historiador honesto e cuidadoso.
C.  Procura mostrar Jesus como salvador de todos os homens, enfatizando os pobres, os gentios, as mulheres, etc.
D.  Lucas é o único gentio a escrever no Novo Testamento (e na Bíblia toda!).

IV.  OBJETIVOS DO LIVRO:
A.  O alvo do livro vem expresso no prólogo (1.1-4): dar certeza das verdades já ensinadas.
B.  O livro tem ênfase especial sobre: salvação para todos; interesse de Deus pelas pessoas como indivíduos; a obra do Espírito Santo; oração; etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário