quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Paulo Missionário em Cuiabá - Pregação

Quem é Responsável

Pessoas freqüentemente perguntam...
Quem manda aqui?
Quem é responsável?
Como você responde revela algo sobre você.
       Há 20 anos em Manaus, como novato no ministério e na primeira obra missionário, sentia que tudo dependia nos obreiros, a sua filosofia, seus esforços... tudo dependia na equipe/ nos indivíduos/ mim. Vivia ansioso, medrosos (errar), vida frenética, cansado em quanto eu tentava estar em todo lugar o tempo todo porque tudo dependia em mim. Agora, 20 anos mais tarde entendo diferentemente.
SOMOS UTEÍS - não indispensáveis
SOMOS COLABORADORES - não as peças principais (coadjuvantes) não o astro
SOMOS TEMPORARIOS - mas DEUS É ...
       PERMANENTE
       O PRINCIPAL
       O INDISPENSÁVEL
       CAPAZ de edificar a sua igreja e isso conforme seu plano que não conhecemos

No dia de hoje é diferente - a gente vive no mundo onde qq um decide começar uma igreja... ele negocia a verdade, promete tudo a todos e consegui um grupo que depende dele e de quem ele se sustenta.  A coisa É DELE.  É totalmente diferente! 

Voltando a pergunta inicial QUEM É RESPONSÁVEL... se você responde, é Paulo, Joncilei, equipe, TODOS (democracia-  autoridade flui do povo)... você se mostra um filho desta geração e vê as coisas pelo lado humano e natural.

Se você responde - É DEUS QUE É RESPONSÁVEL, A AUTORIDADE é DELE.... seu pensamento é divino e reflete o conceito Bíblico. 

O FATO É DEUS É responsável pela sua igreja, por seu crescimento e edificação
       ELE É CAPAZ de a edificar, mesmo quando não entendemos o caminho por Ele escolhido.
É exatamente isso que observamos no NT

I.O PADRÃO NO Novo Testamento
A. A pratica do Apostolo Paulo reflete esta confiança em Deus
1. Permanência dele.... 2 anos/ 18 mês/ alguns meses ou semanas
2. Entre estas igrejas ele-  ENSINAVA, SERVIA DE EXEMPLO, CORRIGIA E ENCORAJAVA.  Daí, ele as confiava nas mãos de Deus e seguia o ministério dele com tranqüilidade sabendo que estavam em boas mãos.
3. Em fim, ele escrevia e, as vezes, visitava os irmãos depois para confirmar o seu progresso ou corrigi-los mais uma vez.
4. Desta forma, Paulo conseguia comunicar o evangelho em muitos lugares em vez de um só.
5. O ARQUETECTO - 1Cor 3  Não é por acaso...
a. Arquiteto, se fosse ele fazer todo o trabalho, construiria um ou dois prédios na sua carreira. 
b. Ele projeta, esboça, orienta, se faz presente em momentos chaves, mas CONFIA a obra nas mãos de homens preparadas e qualificados para executarem o seu plano.
c. É isso o padrão Bíblico - plano de Deus... que glorifica a Deus. PQ?

B.   No mundo é diferente... homens criam por si um patrimônio/ mordemia.  No reino de Deus, um obreiro não tem patrimônio,  não é dono de nada... ele é o servo.  Ele serve para o bem do reino, cumprindo o papel que Deus traçou por ele.  (electricista, faz a sua parte e sai da cena... não pensa que o prédio é dele)

II.  FOCO DE MINISTERIO NO NOVO TESTAMENTO
A.  Transmissão das boas novas
1.   Não somente o anuncio ou proclamação... “ide e pregai”
2.  Transmissão para a outra pessoa o prazer e alegria de se tornar um mensageiro de boas novas... em Cristo
a.   II Tim 2:1
b.   Ef 4
3. Multiplicação.

B.  Observam... Quando aceitamos que Deus é capaz/responsável, não é dizer que cruzamos os nosso braços.  Temos o que fazer.... devemos nos desempenhar e preparar para sermos úteis nesse corpo que pertence e é dirigido por Deus
C.  Da mesma forma que Paulo preparava a igreja para aquele dia que ele sairia da cena, você nota que a gente vem insistindo no seu crescimento/ no ensino/ na transmissão da missão para vocês sabendo que algum dia deste vocês seriam tocando a obra e isso, com a ajuda de Deus. 

CONCLUSÃO
       A igreja de Cristo é diferente!  Gloriamos no fato que Deus está no volante.  Fazemos parte, sem tentar tomar posse (como se fosse nossa); nos oferecemos como servos, mas sem pretensão de mordamia ou patrimônio, seja física ou espiritual.  Este espírito testifica a origem divina da igreja do Senhor. 

            Há 20 anos ajudamos iniciar uma igreja do Senhor em Manaus... fazem diversos anos desde o último missionário saiu.  Mas a obra continua, crescendo, congregações estão sendo implantadas no capital e no interior.  Homens de lá agora estão servindo como missionários em outros lugares... três tem passado pra cá, outros em Portugal.  Mas como, se não tem mais missionários?  Bem, os irmãos, ensinamos homens fieis que tem si mostrado aptos a ensinarem outros... e assim a obra continua pelo poder de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário