terça-feira, 22 de novembro de 2011

OS DEZ MANDAMENTOS PARA A FAMÍLIA

. VAMOS APRENDER COM MEU GRANDE AMIGO EDVALDO SILVA. DEUS ESTEJA COM VC TODOS OS DIAS SAUDADES.

Não Se Constrói Um Lar Sem Deus

Introdução: Alguém disse o seguinte: A vida da nação é a vida da família escrita de forma ampliada”.  As vezes questionamos, por que o mundo está desse jeito?
Se nós queremos que nossas famílias durem, que elas sejam diferentes daquilo que estamos vendo hoje, precisamos nos apegar firmemente aos ensinamentos da Palavra de Deus. Especialmente os “Dez Mandamentos” precisam estar claro  em nossa mente e dentro de nossa família. Para facilitar a nossa vida, Jesus resumiu os mandamentos em apenas dois:

“Respondeu Jesus: O mais importante é este: Ouve, ó Israel, o Senhor, o Nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe maior mandamentos do que estes” (Marcos 12.29-31)

I.       EXAMINANDO AS ESCRITURAS (Êxodo 20.2-3)

A.     Deus ordenou que seu povo no VT ensinasse dentro dos seus lares os seus mandamentos (Dt. 6.4-9)
B.     Os mandamentos de Deus eram para serem passados de geração em geração, e hoje estão esquecidos.
C.     A nossa geração passada perdeu algo muito importante “tirando Deus de dentro das escolas” e aos poucos fomos tirando-O também de dentro do nosso próprio lar.
D.     Hoje estamos experimentando de forma amarga “Que Não Se Constrói Um lar Sem Deus”.
E.     Quando Deus não é a base fundamental da família, perdemos a capacidade de amar. O amor pelo próximo, hoje é substituído pelo sexo, pelo prazer de possuir, etc.
F.     Os pais (homens) numa busca frenética pelo bem estar da família, não tem assumido sua responsabilidade dentro do lar, e tem esquecido do propósito pelo qual o Senhor, de ensinar seus filhos e filhas a Palavra de Deus.
G.     O grande problema de hoje não é o das crianças delinqüentes, mas sim de pais ausentes que fugiram de sua responsabilidade e desnorteados têm falhado em transmitir as verdades de Deus dentro da família.

II.      APLICAÇÃO PARA AS NOSSAS VIDAS

A.     Como fazer para resgatar aquilo que perdemos?

1.         Precisamos reconhecer que há um só Senhor. Muitas coisas podem estar ocupando o lugar do Único Deus, Todo Poderoso.
2.         Precisamos reagir a esse fato com um amor sincero, de todo o seu coração.
3.         Precisamos agir com responsabilidade, pois assim que manifestamos a nossa compreensão de que há um só Senhor e que Ele merece  o nosso amor.
4.         Precisamos voltar a ensinar as coisas básicas da vida, incluindo os dez mandamentos.
5.         se nosso lar não for moldado ao padrão divino, ele vai ser moldado ao padrão humano.

B.     O que é que nossos filhos precisam enxergar em nossos lares?

1.         Um amor sincero por Deus, onde o espiritual é mais valioso que o material.
2.         Um amor abnegado, onde a prioridade é a vontade de Deus e não sua. Nenhuma área de sua vida deve ficar incessível a Deus.

C.     Como vamos realizar o ensino em nossa família?

1.    Ensinando e convencendo. Antes de qualquer palavra esse ensino deve estar no coração dos pais. Ninguém pode ensinar algo de que não está convencido.
2.    Ensinando com esforço, diligentemente. A palavra de Deus deve ser ensinada de forma consistente. Não desista de ensinar as mesmas coisas.
3.    Ensinando com criatividade.
4.    Ensinando através do diálogo. Somos motivados a ensinar a vontade de Deus diariamente.
5.    Ensinando com clareza, com exemplo. 


III.    PONTOS IMPORTANTES

A.     Se você ensinar os mandamentos de Deus convincentemente, diligentemente, de forma criativa, com diálogo e clareza, sua família vai estar de fato fundamentada em Deus.
B.     Ninguém consegue transmitir aquilo que quer ensinar, sem antes viver.

IV.   DESAFIO: Vamos resgatar para d entro do nosso lar os mandamentos de Deus para toda a família.

 POR: EDIVALDO SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário