sexta-feira, 25 de novembro de 2011

João D'arc em A graça e o BATISMA

A GRAÇA E O BATISMO 
Algumas  religiões  ensinam  que  a  salvação  é  pela  graça  de  Deus, 
portanto exclui o Batismo . Que a salvação nada tem haver com batismo e  que  qualquer  pessoa  que  chegar  a  falecer  antes  de  batizar  –  será  salva  assim mesmo. O que a maioria dos defensores dessa doutrina  têm feito é contradizer uma  passagem  sobre  batismo  com  outros  versículos  sobre  graça    e  fé. Eles  não entendem que, uma passagem da bíblia não anula ou invalida outra. 

I­  O BATISMO DE JOÃO BATISTA NO PRINCÍPIO 
JOÃO 1.6­8, 28­34. 
A­  João  foi  enviado  por Deus  para  testemunhar  da  luz,  que  é  Cristo  (6  ­8). 
Note bem que João não era a luz. 
B­  O batismo que João realizava era um meio de mostrar quem era o Messias 
ao povo de Israel (31) 
C­  João mostrou Jesus á Israel  depois que Jesus foi ao seu batismo para ser 
reconhecido  como  filho  de  Deus  (33).  Esses  batismos  foram  um  meio 
escolhido por Deus para revelar o Messias á João (Mt 3.14­15) 
D­  João  batizava  pessoas  arrependidas  que  admitam  seus  pecados  (Mt. 3.6,11). 
E­  O batismo de João não garantia o perdão dos pecados (Lc3. 2­6). 
1.  A  sua  pregação  pré­anunciava  o  perdão  de  pecados  que  viria  com  o 
Messias (Atos 2.38). 
2.  Note  bem  que  não  é  “batismo  para  perdão  dos  pecados”,  mas  “de  arrependimento” para quem quisesse receber o perdão. 
3. Antes da morte de Jesus os  judeus  tinham que sacrificar animais para  receberem o perdão de Deus (Cl 2.14 ; Hb 9.11­14). 
4.  O  batismo  de  João  não  substituía  o  batismo  em  Cristo,  simplesmente 
por  não  prover  os mesmo  benefícios  espirituais  (Atos 18.24­26  ; 19.4­ 
55). 
Pessoas batizadas com o de João tiveram que batizar novamente. 
5.  Em nenhuma passagem o batismo de João está claramente relacionado 
com o perdão de pecados. 
II­  O BATISMO DE JESUS POR JOÃO BATISTA 
MATEUS 3.13­17 ; 21.25 
A.  O batismo de João foi um ponto de partida para o ministério de Jesus 
(Lc 4.1) 
B.  João  Batista  era  o  profeta  de  Deus  e  quem  não  se  submeteu  a  sua 
pregação  não    submeteu  a  Deus.  Jesus  foi  humilde  e  submeteu­se  ao 
profeta (21.25)
2)  2­Ef  2.2­3,  a  pessoa  segue  o  mundo,  do  diabo,  desejo  e  pensamentos 
próprios. A pessoa é  também filho da desobediência e da  ira, o castigo de 
Deus por causa de desobedecerem a ele. 
3)  3­Ef 2.4, apesar de  tudo  isso Deus ama as pessoas e  tem misericórdia de 
todos os que vivem na terra. 
4)  4­Ef  2.5­6,  esta  passagem  descreve  o  momento  da  conversão  e 
salvação.vs. 5, juntamente com Cristo, Deus dá a vida pela graça, não em 
separado de Cristo. Quando alguém se une a cristo ? 
5)  Vs. 6, a pessoa   se une a  Cristo, quando pode ser  ressuscitada com ele. 
Quando essa ressurreição acontece ? 
6)  A pessoa se junta a Cristo e ressuscita com ele no batismo ! 
7)  5­Ef 2.7, Deus mostra riqueza de graça e bondade em Cristo Jesus. Como 
a pessoa entra em cristo Jesus ? 
8)  6­Ef 2.8­10, os que se uniram a Cristo e ressuscitaram com ele no batismo 
foram salvos pela graça de Deus porque tiveram fé. 
Observação:  Esta  passagem  não  usa  “batismo”,  a  idéia  está    incluída  e  se 
conforma perfeitamente com a passagem de Romanos. 
A­ COLOSSENSES 2.8­15, QUAL É O MOMENTO DA SALVAÇÃO ? 
1)  Cl  2.8­10,  o  apóstolo  Paulo  defende  a  divindade  de  Cristo  e  sua  obra 
redentora contra falsos ensinos se homens. 
2)  Cl  2.11,  a  circuncisão  era  exigido  pelos  falsos  mestres  como  sinal  de 
espiritualidade. Paulo diz que os cristãos são “circuncidados” (receberam a 
marca) pelo próprio Cristo ao serem libertos da natureza pecaminosa deles. 
Mas quando isso aconteceu ? 
3)  Cl  2.12­13,  no  batismo  a  pessoa  é  sepultada  juntamente  com  Cristo  e 
igualmente ressuscitada espiritualmente. Tudo isso deve ser feito pela fé no 
poder de Deus. Note que o batismo não exclui a fé, mas a demonstra. 
4)  Antes do batismo a pessoa estava espiritualmente morta por causa de suas 
transgressões. Quando a pessoa se  juntou a Cristo no batismo  recebeu a 
vida e o perdão de todos seus pecados. 
5)  Cl 2.14­15, O cristão que se une a Cristo no batismo pela  fé no poder de 
Deus, nada deve pagar a  lei – Cristo cancelou sua dívida espiritual e a  lei 
de Moisés não pode condená­lo. 
B­ TITO 3.3­7, BATISMO É OBRA ? 
1)  Tt.  3.3­4,  não  havia  saída  para  a  humanidade  até  que  apareceu  uma 
chance providenciada pelo próprio Deus. 
2)  Tt 3.5,  não  há meio  do  homem  salvar a  si por obras. A  salvação  vem  só 
pela misericórdia de Deus. Mas Deus usou um meio pelo qual pudéssemos 
receber a sua misericórdia ? 
3)  Deus nos salva mediante o  “Lavar  regenerador e  renovador do Espírito 
Santo”. É uma referência ao batismo (Jo 3.3,5, AT 2.38). 
4)  Tt 3.6, tudo isso acontece por causa do sacrifício de Jesus, o salvador. 
5)  Tt  3.7  recebemos  o  “lavar  regenerador”  recebemos  a  graça  de  Deus  e 
podemos esperar a vida eterna.

Observação:  Esta  passagem  também  não  apresenta  a  palavra  “batismo”, 
porém é a mesma idéia dos outros textos já citados 
(I Co 6.11 ; Ef 5.26 ; At22­16 ;Hb10.22). 
VI­ CONCLUSÃO E DESAFIO 
A­  A  bíblia  não  ensina  o  perdão  pecado  sem  que  a  pessoa  seja  unida  com 
Cristo em sua morte e ressurreição. 
B­  Não  existe  nenhum  versículo  na  bíblia  que  diz  “o  batismo  não  e  para  a 
salvação.” 
C­ O  batismo  não  é  uma  obra  humana,  mas  sim  demonstração  de  fé  para 
obter a graça divina do perdão dos pecados. A graça não exclui o batismo. 
D­ O batismo é um ato de fé que marca nossa estrada no reino de Deus e nos 
proporciona suas bênçãos. 
E­  Todas  as  passagens  do  Novo  Testamento  sobre  crença,  fé  e  graça  não 
estão em contradição ao ensino bíblico do batismo. 

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